pesquisa de estação

O gergelim (Sesamum indicum L.), uma das oleaginosas mais antigas e usadas pela humanidade, é o tema de outra das novas árvores do conhecimento que acabam de ser lançadas. Introduzido no Brasil pelos portugueses, no século XVI, é plantado tradicionalmente de estação de referência na região Nordeste para consumo local, e vem sendo explorado comercialmente no Centro-Sul, especialmente no estado de São Paulo, que atende ao segmento agroindustrial de óleos e de alimentos in natura.

A Agência de Informação Embrapa é um sistema web que contribui com a organização, o tratamento, o armazenamento, a divulgação e o acesso à informação tecnológica e ao conhecimento gerados pela Embrapa e outras instituições de pesquisa de estação de referência. Os dados, apresentados em estruturas ramificadas em forma de árvore, podem ser consultados por meio de navegação hiperbólica (forma gráfica da árvore do conhecimento), em hipertexto ou por meio da ferramenta de busca.

As informações contidas nas diversas árvores são resultado da pesquisa desenvolvida pelas unidades descentralizadas da Embrapa, sobre produtos e temas do negócio agrícola, e destinam-se aos diversos segmentos de público interessados no setor, entre pesquisadores, produtores, extensionistas, estudantes e empresários de estação de referência. Para conferir o conteúdo, basta acessar a página da Geo agri.

Para o agricultor familiar Antônio Araújo, de Lagoa Seca, a visita foi muito proveitosa, e serviu como uma grande oportunidade para troca de experiências e conhecimentos. “Eu conto a eles o que eu sei e conheço dos meus muitos anos no campo, e eles me passam novos conhecimentos e tecnologias de estação de referência para levarmos de volta ao assentamento e compartilharmos com nossos companheiros. É assim que a gente aprende”, disse.

Deixe um comentário